sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Sou mesmo gajo!

A primeira mensagem tinha de ser sobre carros. Talvez seja por estar a pensar em trocar de carro.

Isto da necessidade que o ser humano tem de se deslocar já foi mais simples. Desde a invenção dos "pópós" que as crianças já crescidas (leia-se adultos) gostam de carrinhos, creio eu, principalmente porque são um brinquedos giros, depois porque andam depressa, e ainda por razões que estou para descobrir.

As diferenças entre um carro e o outro, um modelo e outro, um motor e outro, são matérias de raciocínio que eu particularmente aprecio. Vive disso toda uma industria e comércio que se esforça por vender o que já toda a gente têm (no mundo ocidental e com reservas). Naturalmente têm de inventar mais e mais inutilidades (leia-se: gadgets) para convencer o comum homem (no geral e abstracto) que "um novo pópó é que era."...com mais um "pinchavelho" ali e acolá. Excepcionam-se naturalmente os acessórios de segurança.

Na realidade qualquer Fiat Uno (sem demérito nenhum) transporta-nos de A a B sem dificuldades, com conforto e rapidez normal ! Então porquê que nós queremos ter um Porsche? Será egoismo? será para provar que temos uma ***** maior? será por status? será porque simplemente é muito giro? não sei, mas que eu gostaria de ter um tenho a certeza! Brinquedos são giros! Eu gosto! e um homem tem de ter objectivos! haaaa pois é.

Por razões que não confesso, não posso brincar com um Porsche, e por isso, talvez um Volkswagen, que eu "gosto" muito mais! é tudo uma questão de gosto. Mas isso não significa nada na escala de valores dos carrinhos.

Pois é;

Que saudades que eu tenho dos 100 paus que custava uma pópó em meados dos 70´s. Nessa altura é que era, ele eram Porsches, Ferraris, Fiats 127, Carochas, bocas de sapo e tapetes com estradas para os guiar a todos com total desrespeito pelas regras do tapete. Bons tempos. não havia segmentos, cilindradas, diesel´s TDI, turbos , hibridos, etc. e não me preocupava nada o preço dos combustíveis. Gastavam exactamente zero litros aos 100. Económicos, ecológicos, fáceis de estacionar (na caixa dos brinquedos junto aos legos) e baratos. Melhor é difícil.

Para nos deslocarmos a bicicleta era o veiculo de eleição e como os horizontes se limitavam ao "bairro" era mesmo muito bom. Tempos!

Voltando a por os óculos e ao assunto em visionamento: deixo-vos uma questão: porque é que agora não há carros com alcunhas universais. Repararam? todos sabem o que é um Boca de Sapo ou um Carocha. Nos dias que correm qual é o pópó que tem a honra de ter "nick" universal? eu não me lembro de nenhum (não valem as reencarnações recentes).

Será que os carros passaram a ser meros acessórios de deslocação, prolongamentos mecânicos da perninhas que temos? não me parece, porque para isso voltamos ao supra referido Fiat Uno...Acho que é dos tempos. Engraçado é as qualificações sociais que as marcas conseguiram impor nos inconsciente colectivo. Vejamos; quem tem um Mercedes ou um BMW etc. não necessita de dizer que tem um Fiesta, Focus, Megane, Clio, Punto etc. simplesmente tem uma marca! conclusão; é mais "chic" ter uma marca que um modelo!

Questão diferente é a das cores. Se repararem em cada 10 carros que se vê neste cantinho da Europa a média de 9 são pretos ou cinza (escuro ou claro), e talvez o 1 restante seja azul escuro! mas será que se esgotou a palete cromática? ou será que todos nós temos o mesmo gosto? só se for nisso! e ainda bem (já viram todos vestidos da mesma maneira) (nota: não me parece! ex: vão ao Colombo ao domingo e depois falamos). Isto preocupa-me particularmente porque se, por alguma eventualidade vou brincar a casa de um amigo ainda baralho os meus pópós com os deles e é um aborrecimento.

Acho que o meu carro novo vai ter modelo e ser cinzento metalizado, que eu gosto de me sentir parte desta nossa nação!

PS.: o meu actual é modelo e é preto.


Sem comentários: